sábado, 29 de junho de 2013

Micro Industria Processadora de Queijos

MINI FABRICA DE QUEIJOS

Passo a Passo de Como Fabricar Queijos e a Opção de Montar sua “Fabrica Queijeira”.

Apesar de milenar, a fabricação de queijo vem se modificando, se adaptando aos processos industriais de grande porte. Porém entendemos que a atividade artesanal ainda tem seu espaço, pois apenas através dela é possível acompanhar de perto cada passo da produção, imprimindo uma personalidade a cada tipo de queijo, esse diferencial competitivo abre seu espaço dentro do mercado, paralelo a necessidade dos consumidores em buscarem novas experiências de consumo.
Quem sabe não seja a oportunidade de você pensar neste negocio e se for este o caso lhe daremos algumas ferramentas e informações que possa lhe ajudar a decifrar este apaixonante negocio agro-alimentar.

PROCESSO e FABRICAÇÃO DE QUEIJOS (abordagem genérica)

Recepção da Matéria prima;

Recepção: Tarefa na qual o leite é higienizado com o fim de eliminar suas impurezas provenientes do tambo, esta operação se realiza com um tanque em aço inox. De recepção equipado com coadores super finos.

Homogeneização do leite: pode ser feita a homogenização se a intenção e que se tenha parâmetros específicos de gordura para isso se utilizam desnatadores que por ação de centrifuga separam o gordura láctea. No caso da não realização deste tratamento de homogenização, o queijo se fabrica com leite integral. 

Armazenamento: Posteriormente, se o leite não for submetido ao processo de fabricação de queijo no ato, deve-se esfriá-lo a 3-4° , pois esta é a temperatura ideal tanto para conservação quanto para transporte.

Pasteurização, Tratamentos térmicos do leite: Antes de iniciar a fabricação de queijo, seja com leite recém ordenhado, refrigerado ou armazenado o leite deve ser submetido a um processo térmico a 72/80° durante 20/40 segundos, esse processo se chama pasteurização, realizado com equipamentos de pasteurização com controle de temperatura, seu objetivo é eliminar micróbios patogenos do leite. Quando esse processo não é aplicado dizemos que o queijo foi fabricado com leite Crú.
O Queijo fabricado com leite cru, é muito saboroso, e pode ser consumido sem nenhum problema, respeitando sempre sua maturação mínima de mais de 60 dias a uma temperatura de 5°, salvo se o leite procede de tambos higienizados e com boas praticas de produção.

Tanqueado: Preenchimento do Tanque e incorporação de fermentos.Uma vez que o leite foi tratado termicamente, o cru, deve ser colocado em um tanque ou cuba para que possa ser submetido a processo de esquentamento a temperatura de 25-30° onde serão incorporadas o cultivo de bactérias lácteas e fermentadas, mohos cuja missão é fazer crescer, dar aromas e sabores que serão desenvolvidos em um próximo processo (maturação).


Coagulação do Leite: Na sequência, se inclui o coalho em porções indicadas pelo fabricante e dependendo do tipo de queijo a ser fabricado. Neste momento é quando de fato o leite passa a transformar-se em queijo, tendo em vista que a caseína (importante proteína do leite) é coagulada a uns 30/32°, as formulas para a fabricação conforme o queijo vão entre 30/35° Outra técnica de coagulação é mediante a acidificação do leite, nesta se deixa o leite em temperatura ambiente e sua acidez vai subindo até que passa adquirir um aspecto de coagulado ou de “leite coalhado” este sistema é utilizado na fabricação de vários tipos de queijos.

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sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mini Planta de Polpa de Frutas - Parte 2


Equipamentos e Maquinas Para Instalação de Fábrica de Polpa de Frutas


(Continuação...)

04) Área de Escaldado: Esta representa uma área muito importante para nossa fabrica e seus processos de fabricação com qualidade e excelença, uma área do processo que nos garantira um produto final, "a polpa de fruta com o sabor e cor da fruta natural". O escaldado proporciona à fruta, via o aquecimento/fervura sob control e num lapso de enfriamento imediato, "todo o segredo" para se ter uma fruta descontaminada, livre de germes, bactérias, fungos, ou de qualquer contaminante que venha a interferir com a esterilização da polpa de fruta e sua longevidade na prateleira congelada, por 02 anos.
         
Equipamentos desta área: 01 Conjunto fogão industrial de 02 bocas de alta pressão para esquentar/ferver  água, equipado com queimadores a gás com controles individuais numa altura anatômica para escaldar. 02 conjuntos panela/caçarola com escorredor/coador para operações de imersão das frutas na água/vapor quente a temperaturas controladas por tabelas de escaldados e por tipo de frutas.
Conjunto de tachos/panelas de enfriamento por gelo com água mineral gelada. Conjunto de mesas laterais aço inox de baixa altura (anatômicas à função) para operacionalizar as tarefas de escaldado.

Informação Técnica aos nossos clientes e consumidores de polpas naturais e com sabor da fruta.
Está área operacional de escaldado da fruta, permite substituir à "pasteurização" que as grandes industrias usam no seus processos; Que simplificando seria: Cozinhar a polpa a uma temperatura de pasteurização, uns 87/92 graus de temperatura (conforme fabricante). Alterando o sabor da polpa e o suco consequentemente. Se produze uma alteração físico-químico com o cozinhamento da polpa, mudando seu sabor. 

A POLPA NÃO É COZIDA, TEM E MANTEM O VERDADEIRO SABOR DA FRUTA.
nosso escaldado é na fruta, e mantem seu sabor acentuando a sua cor. Técnica não viável a grande escala, por isso que continua sendo um nicho para as micro industrias a polpa de frutas sem alteração via pasteurização.

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quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mini Planta de Polpa de Frutas


Equipamentos e Maquinas Para Instalação de Fábrica de Polpa de Frutas



Instalação de unidade de produção tem uma capacidade de 350/400 Kg de polpa por dia, com uma unidade de despolpado de 100kg/hrs com uma segunda unidade de despolpado de 80/100Kg/hrs. alcança uma produção de  700/800 kg totais em pleno funcionamento. a pesar de que o potencial pode ser ampliado, partiremos com estes indicadores, as instalações não incluem área de escritório. Iniciaremos o descritivo pela Recepção.


01) A Recepção das frutas, matéria prima. Aqui é necessário contar com os CRITÉRIOS DE QUALIDADE na seleção das frutas e dos fornecedores. Geralmente atuamos junto aos CEASA e atacadistas locais que possuem e se adéquam ás normas de qualidade no fornecimento das frutas. Nesta área atua pessoal treinado nestes critérios de classificação e seleção das frutas, evitando a entrada á fabrica de produtos fora de qualidade e padrão. Nesta secção é fundamental a presença da balança de plataforma que permite conferir o peso das caixas de frutas o receptivo registro de dados e pesos, tanto no quadro visual como no computador.   


Lavagem e Sanitação para o Processo de Fabricação

Esta secção representa nosso inicio com pé direito, do nosso processo produtivo dentro da fabrica. Do lavado das frutas e seu descarte criterioso, faram a diferencia de obter uma excelente matéria prima para processar. Da sanitização da fruta e sua cloração adequada galantizaram um produto final higienizado.         


02) Área de Pre-lavado e Lavado: Todo nosso Pessoal, nesta área trabalha equipado com tocas, botas, luvas, aventais impermeáveis, escovas manuais etc. Equipamento utilizado nesta área: 01 Conjunto Lavador Inox. com sistema para imersão e lavagem das frutas. O projeto foi criado pelo SALON EMPRENDEDOR, É um lavador de 03 pias com duchas individuais que permite estas tarefas com ótimos resultados de higienização e sanitização. 01) Lavado por Imersão,02) Lavado por esfregado, 03) Lavado por enxugue. Suma-se 01 tanque de imersão para o processo de clorado das frutas. 


03) Área de Cortes e Descascamentos: O Pessoal nesta área esta equipado completo, sem contato direto com as frutas, sala com paredes lisas e azulejadas, piso liso e lavável com deságües, ventilada e protegida por telas anti-mosquitos. Esta área é pulverizada com uma solução alcoólica descontaminante e desinfetante para o ambiente, isto antes de iniciar as atividades de corte e descasques. Esta área é lavada e sanitizada todos os dias, antes de iniciar as atividade da fabrica e no fim da tarde quando finalizam as atividades de fabricação.

Os implementos; Equipamentos básicos que usamos nesta área:

02 bancadas/mesas de aço inoxidável e 02 mesas laterais de aço inox. 02 pia de mão; 03 tabuas de corte de poliuretano duro; 04 facas grandes e 02 pequenas para cortes de limpeza, 02 extrator de miolos, 04 descascadores de cabeça móvel e manual, bandejas de plástico brancas 03 de borda alta 04 de borda baixa, 02 recipiente esterilizados para cascas sanitadas e para armazenagem, 01 para resíduos, 01 moinho/cortador em aço inox para moenda de frutas duras, cenouras, beterrabas, etc.

Fiquem ligados e acompanhe a continuação desta postagem...

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terça-feira, 25 de junho de 2013

Mini Industria de Bala de Doce de Leite em Cabo Verde


Como Montar e Fazer a Instalação de uma fabrica de Balas de Doce de Leite.


PEQUENA FABRICA DE BALAS DE DOCE DE LEITE
MAQUINAS-EQUIPAMENTOS-FABRICAÇÃO-TECNOLOGIA-
CONSULTORIA-APOIO-IMPLANTAÇÃO
PROPOSTA E OFERTA: SALON EMPRENDEDOR

Proposta e Oferta: Montagem e Instalação de Fabrica de Doce de Leite
Produtos: balas de doce de leite, com coco, chocolate, etc.

Capacidade: Unidade para Processar 20 e 30 Kg. p/carga.
Inversão: Unidade para 20/22 Kg. 30/32kg p/carga.
Produção Aproximada de 80/110 e 150/170kg por dia

OBS: Os preços e valores consultar Salon Emprendedor

Condições: Unidade Completa de fabricação posta em território do comprador para sua instalação. Inclui todo o suporte e apoio técnico de acompanhamento para implantação e posta em marcha do empreendimento.
 
Proposta SALON EMPRENDEDOR Nº 014-AC/BR-015
Equipamentos para Unidades Completas de Fabricação de Balas de Doce de Leite, tipo artesanal com técnica industrial.

Equipamentos para Fabricação de Balas de Doce de Leite:

Um Tanque-tacho receptor de leite, construído integralmente em aço inoxidável, equipado com coador para filtrar qualquer impureza na matéria prima, com una torneira de passo para permitir saída de leite, capacidade de 50 litros.

Duas Caixas Térmicas para transporte e armazenamento temporal de leite, tanque interior em aço inoxidável com espaço lateral para gelo com tapa superior, equipada com torneira de pulso para o exterior da caixa térmica, que permite a descarga de leite, e uma capacidade aproximada de 50 litros cada uma.

Um Tacho Batedor com aspas construído em aço inoxidável, equipado com um motor elétrico de baixa rotação e com una unidade de calor, um queimador a gás regulável. Unidade instalada em estrutura metálica lavável com uma capacidade para 22/25 lts por ciclo de carga.

Duas Bandejas em Aço Inoxidável de 60 e 90 com guia para o corte e moldagem das Balas em quadradinhos, acompanham duas espátulas em aço inoxidável e uma lamina para nivelar. Cada bandeja comporta em torno de 650 a 864 balas por carga.

Uma Seladora elétrica, equipada com temporizador para regular as temperaturas de selagem e fechamento das sacolinhas plásticas, para as embalagens das balas, com apresentação de 70 grs 120 e 250 grs. conforme a demanda de cada mercado.

Uma Balança eletrônica digital para a pesagem de matérias primas e ver os rendimentos de produção. Indispensável para embalar os produtos finais.


Resumo dos Componentes de Acompanhamento à Proposta.

a) A Oferta Inclui; Unidade Completa de Fabricação com todo o acompanhamento.
b) Manuais Técnicos de Fabricação passo a passo e consultas on-line p/ instruções.
c) Cartilha de Montagem e Instalação Industrial para uma área mínima de 20/24 mts2.
d) Fluxo-gramas de Processos e Funções Manualizadas para o manejo operacional.
e) Programa Técnico de Preparação Empreendedora iniciado imediatamente on-line.
f) Video/ fotos seqüenciais da Técnica de Fabricação e de Processo passo a passo.
g) PAE -programa de Acompanhamento Empresarial (03-04 meses) de Consultoria.
h) Montagem, Acompanhamento on-line via Chat de Plano de Negocio (totalmente Aplicativo).
i) Manual e Cartilha para Posta em marcha do Empreendimento

O Programa PAE de acompanhamento: estabelece 2 reuniões via on-line por semana, o 1º mês, e 01 reunião semanal no 2º mês, até a posta em marcha.

* Se necessário a ida até o local do comprador, os gastos serão compartilhados e acordados entre as partes.

• Forma de Pagamento:
15% de sinal para fechamento da compra e inicio das consultorias
30% No pedido dos equipamentos
25% No embarque das maquinas e equipamentos
30% Na entrega da fábrica e termino da consultoria.

Para Clientes fora do Brasil:
Todos os despachos são coordenados com nossa responsabilidade, basta o comprador indicar em seu país um despachante, ou nos poderemos indicaremos um, que se encarregará do despacho em seu país.


Qualquer duvida entre em contato com os nossos Consultores de Atendimento:

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quinta-feira, 20 de junho de 2013

COMO MONTAR UMA PEQUENA FABRICA, PEQUENA INDUSTRIA, MINI FABRICA, PRODUTIVA E SUSTENTÁVEL? PUBLICAMOS UMA PAUTA PARA RESPONDER ESSAS INTERROGANTES.


Consultoria p/ Pequenas Indústrias: PAUTA OPERACIONAL DE TRABALHO PARA VISITA TÉCNICA DE GESTÃO, PARA MONTAGEM E INSTALAÇÃO: DE FABRICAS.



(Continuação...)

08- Formatação da pauta de produtos e variedades a serem fabricadas pela planta processadora. Elaboração das etapas de lançamento, conforme os critérios a serem avaliados tais como: custo, rentabilidade, impacto do mercado, novidade, giro de vendas etc. Selecionando assim os produtos que poderão ser fabricados e lançados em uma primeira ou segunda fase.

09- Formação e formatação de custos e preços dos produtos finais a serem lançados ao mercado, com sua ordem de prioridade e atendendo aos critérios escolhidos conforme conveniência da pauta acima mencionada.

10- Analise dos processos básicos de fabricação dos produtos escolhidos para serem fabricados e processados, para posterior elaboração dos manuais dos processos e boas praticas de fabricação.

11- Montagem do cronograma com fichas pré-estabelecidas, com os prazos que culminem na instalação e posta em marcha da fabrica. “contagem regressiva para a inauguração”.
12- Configuração do marco operacional para a elaboração e execução do plano de negócios aplicativo da fabrica. Elaboração do guia prático de montagem utilizado pelo Salon Emprendedor, o que será elaborado em conjunto levando em conta as diligências com as tarefas locais.

13- Assinatura do contrato definitivo da fabrica definindo os prazos para embarque, as modalidades de pagamento ajustadas as necessidades e operativas de instalação para a posta em marcha da fabrica.

14- Definição dos termos e pauta de trabalho ajustadas e confirmadas por meio de reserva de proposta e deposito do sinal de negocio. Conforme proposta original do Salon Emprendedor.

15- O valor de sinal do contrato é de 15% do valor total do contrato de aquisição da fabrica, este sinal é o que financiará e ativará a visita técnica de um de nossos consultores com o intuito de seguir a pauta de trabalho citada acima.

16- Uma vez realizada a remessa, confirmaremos a recepção e denominaremos o consultor responsável pela implantação de sua fabrica bem como agendaremos a data da visita técnica que poderá durar de 05 a 07 dias.  

Clique aqui e veja a postagem anterior.

Qualquer dúvida com relação a pauta de trabalho ou como pode ser feita a consultoria, nos colocamos a sua disposição para esclarecimento. 

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quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMO MONTAR UMA PEQUENA FABRICA, PEQUENA INDUSTRIA, MINI FABRICA, PRODUTIVA E SUSTENTÁVEL? PUBLICAMOS UMA PAUTA PARA RESPONDER ESSAS INTERROGANTES.


Consultoria p/ Pequenas Indústrias: PAUTA OPERACIONAL DE TRABALHO PARA VISITA TÉCNICA DE GESTÃO, PARA MONTAGEM E INSTALAÇÃO: DE FABRICAS.



Atendendo as principais interrogantes e dúvidas que surgem ante a decisão de querer comprar ou empreender uma pequena industria assim como quais são os passos para contratar os serviços de consultoria e suporte técnico para montagem e instalação das fabricas e como funciona este apoio.
Publicamos a seguir uma pauta com informações relevantes de como adquirir ou comprar uma fabrica para o negocio próprio junto ao Salon Emprendedor, que oferta pequenas fabricas entregues com sistema “chave em mãos”, instaladas e funcionando, isto  em conjunto com todo o suporte que inclui: planejamento do empreendimento, treinamento sobre os processos de “como fabricar” os produtos, planejamento de sua comercialização, etc.
Toda esta atividade e tarefas são realizadas em conjunto com o empreendedor, na primeira “visita técnica” feita pelo consultor do Salon Emprendedor dentro de um Programa de Suporte.

 Pauta da Visita Técnica ao Empreendedor.

 01- Reunião de trabalho no local e avaliação das expectativas de objetos com os adquirentes. Sobre a fabrica o negocio a ser implementado, a fabrica em si e seu entorno com as potencialidades a ser desenvolvidas.

02- Formulação e montagem da “idéia de negocio” considerando as expectativas além do nosso suporte técnico de adequação para a fabrica em processo de compra.

03- Visita e exame do ou dos locais de instalação da fabrica. Elaboração da pauta de adequações para sua devida instalação atendendo o fluxograma de instalação/processos.

04- Elaborar o desenho de instalação dos equipamentos e maquinas, adequado e otimizado ao espaço disponível sem descuidar o fluxograma de fabricação e a seus processos. Bem como deixando claro como expandir em uma eventualidade ou aumentar a diversificação de produtos.

05- Montagem do mapa de fornecedores de matéria primas, insumos que a  fabrica demandará,  incluindo visitas “in lócus” para ver fisicamente a analisar a disponibilidade de insumos a fim de elaborar: Tabela de controle de preços,  Lista com tipos de produtos, verificação de qualidade da matéria prima por possível fornecedor, criar um sistema de classificação, analisar e planejar sazonalidade, calendários etc.

06- Balanço e Resumo de abordagem para montar o plano de fornecedores, com analise de custos e uma formatação previa da pauta de produção. Fornecedores e insumos , matérias primas.

07- Visita técnica ao mercado de consumo para avaliar as ofertas disponíveis no mercado de produtos processados, sejam iguais ou similares, construção do mapa de controle e comparação dos preços, produtos, variedade, apresentação, tipo de embalagem, definindo um “raio x” da qualidade da concorrência,  avaliação da modalidade de negocio junto a rede de distribuição, seja para o mercado local ou de exportação. Finalizando com resumo de abordagem e resume de recomendações.

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sábado, 15 de junho de 2013

Mini Industria Processadora de Tijolos Ecológicos


MINI FABRICA DE TIJOLOS ECOLÓGICOS

Pequena Fábrica de Tijolos Ecológicos (Solo e Cimento)
OFERTA DE IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE TIJOLOS

(Continuação...)


Moldes para Tijolos. As unidades são equipadas e anexadas, com moldes para diversos tipos de tijolos, utilizados na forma intercambiáveis, são construídos em alumínio - antimônio duro, de alto impacto. As unidades de fabricação são acompanhadas por moldes de tijolos:

Médios,
Compactos/planos sem perfuração
Molde de tijolo modular com 2 alvéolos.
Outros modelos conforme a escolha da fabrica a pedido do fabricante.

Outros recursos necessários para sua fabrica
• Área sugerida para instalação da fabrica: é de 60/80 m² de terreno plano para a secagem dos tijolos mais uma área coberta para proteção de chuva, sol muito forte além do mais espaço para escritório comercial, administrativo adaptável a cada plano de negócio.
•Mão de Obra: Se faz necessária a participação de 03/04 operadores

Resumo de Itens de suporte e componentes de nossa oferta:

a) A oferta inclui: Unidade completa de fabricação com acompanhamento.
b) Manuais técnicos de fabricação passo a passo e suporte on-line p / Suporte.
c) Cartilha de montagem e instalação Industrial para uma área mínima de 20/24 m2.
d) Fluxo-grama de processamento e ferramentas de gestão operacional.
e) Preparação Técnica do Programa de Empreendedorismo com início imediato via on-line.
f) Vídeo sobre as técnicas de fabricação e processos de fabricação passo a passo.
g) PAE-Programa de Acompanhamento Empresarial (duração de 03 a 04 meses).
h) Acompanhamento via on-line para elaboração do Plano de Negócios (100% aplicativo).
i) Cronograma para a implementação do empreendimento.

Termos e Condições de implementação:

• Pagamento:
15% de sinal para fechamento da compra e inicio das consultorias
30% No pedido dos equipamentos
25% No embarque das maquinas e equipamentos
30% Na entrega da fábrica e termino da consultoria.

O pagamento e confirmação de deposito do sinal do contrato ativarão a visita de um consultor ou diretor do Salon Emprendedor até a localidade do comprador para ser iniciado todo o trabalho de consultoria para instalação bem como a elaboração do projeto e confecção do plano de negocio do empreendimento. Trata-se de uma visita técnica de 05 a 07 dias, com o intuito de visitar o mercado local selecionar provedores, possíveis compradores locais e ponto de venda, analise dos custos locais e das matérias primas, assim como a formatação técnica dos custos de produção e rentabilidade estimada.

Nesta visita será assinado o contrato para despacho da fábrica assim como a apresentação do cronograma de instalação tendo em vista os custos de despachos e frete do respectivo maquinário.
• Sobre o programa de apoio PAE: conjunto de 2 reuniões semanais em um mês e 01 encontro semanal durante 2 meses (webconference) até o efetivo funcionamento do empreendimento.
Se necessário, o deslocamento de um dos consultores do Salon Emprendedor até as instalações do comprador, os custos serão compartilhados entre as partes.

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